Receitas saudáveis e incríveis para as ceias de Natal e Réveillon

O Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa entende a importância das celebrações do final do ano e sabe como este é um ótimo momento para confraternização com pessoas queridas. As ceias, porém, não precisam ser sinônimo de descuido com a saúde e longevidade.

Pensando nisso, o Kurotel prepara para seus clientes ceias especiais e saudáveis, para que todos desfrutem da boa alimentação e da satisfação em comer. Com toque festivo, no período de Natal e Réveillon a alta gastronomia está ainda mais presente na alimentação, que  é apresentada como verdadeiros banquetes elaborados com alimentos funcionais, ricos em nutrientes e com o requinte gourmet.

Para aqueles que desejam realizar uma ceia saudável, compartilhamos um presente especial.

Abra o link e encontre uma seleção com receitas para uma ceia incrível, seja com a família ou entre amigos, sem perder saúde.

RECEITAS SAUDÁVEIS CEIAS KUROTEL

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Orientações para turbinar a dieta e iniciar o verão em forma

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Com o verão se aproximando, a preocupação com o corpo fica ainda mais em evidência, pois é nessa época que ele fica mais exposto.  Aqueles que desejam exibir uma silhueta mais definida nos dias de praia e piscina ainda têm tempo de se preparar para a estação mais quente do ano.  Para alcançar os objetivos, algumas mudanças na alimentação são necessárias. Adotar um estilo de vida saudável pode ser feito de maneira agradável, o segredo é saber escolher os alimentos certos. Pensando nisso, o Kurotel – Centro de Longevidade e Spa – preparou algumas orientações essenciais para iniciar o verão em forma.

Durante o verão ocorre uma diminuição do metabolismo basal, pois o nosso corpo não precisa de um esforço tão grande para manter a temperatura interna constante, como no inverno. Por este motivo, prefira alimentos mais leves como frutas, verduras e carnes brancas. Consuma também grãos integrais (arroz, trigo, centeio, quinua, milho e seus derivados), eliminando os alimentos refinados como arroz branco, açúcares e farinhas brancas. Priorize também os vegetais folhosos, que contêm fibras, sais minerais e água, que atuam na desintoxicação do organismo e ainda colaboram com a hidratação.

Os alimentos termogênicos são fortes aliados para quem deseja perder peso de forma saudável, pois além de estimular o corpo a queimar mais calorias, também contém propriedades anti-inflamatórias. Esses alimentos são aqueles que o nosso organismo tem maior dificuldade para processar, fazendo assim com que o corpo consuma mais calorias para realizar a digestão. Esse processo pode induzir o metabolismo a trabalhar mais acelerado, gastando mais calorias e promovendo a queima de gordura para contribuir com o emagrecimento.

Uma importante orientação para evitar comer mais do que realmente deveríamos é priorizar alimentos que estimulem a sensação de saciedade, que surge como um alerta do nosso organismo para avisar que não é mais preciso comer. Escolher os alimentos corretos pode prolongar a sensação de saciedade e ajudar a emagrecer.

Os alimentos que geram mais saciedade são:

  • Folhas e legumes crus: por serem ricos em fibras e exigir boa mastigação estimulam a sensação de saciedade.
  • Frutas como o melão, banana, melancia, pera, maçã: são ricas em fibras e água que regulam o apetite e promovem a hidratação.
  • Castanhas, nozes, abacate, coco: são ricas em gorduras poli-insaturadas que são digeridas mais devagar, promovendo a saciedade.
  • Alimentos ricos em cromo, como o arroz integral, pães e massas integrais, levedo de cerveja. Este mineral melhora a resistência à insulina (hormônio que transporta a glicose para dentro da célula), diminuindo a vontade comer.
  • Aveia, linhaça, chia: ricas em fibras e ômega-3 que regulam o apetite e a ansiedade.
  • Chocolate amargo acima de 80% de cacau: fonte de flavonoides e gordura poli-insaturada que diminuem o apetite e controlam os níveis de estresse e ansiedade.

Nos dias quentes ocorre maior perda de líquidos e minerais devido ao aumento da temperatura corporal e à transpiração excessiva. Para evitar a retenção de líquidos típica do verão, é importante reduzir a quantidade de sal, que favorece a sensação de estarmos “inchados”. O ideal é priorizar a ingestão de líquidos, que deve ser em média de 2 a 4 litros por dia, dando preferência à água.

Outros hábitos de vida saudáveis também estimulam a sensação de saciedade. Fracionar as refeições, comendo a cada três horas, mantém o metabolismo acelerado e reduz o apetite para a próxima refeição. Outra questão importante é prestar atenção na mastigação, pois estimula a saciedade e evita que pedaços de comida cheguem ao estômago mal digeridos provocando indigestão. Comer devagar também é fundamental, já que enquanto mastigamos o corpo se prepara para receber os nutrientes do alimento e o cérebro libera a mensagem de saciedade.