Água com gás faz bem à saúde?

shutterstock_49088719

Água com gás vem sendo consumida pela população como uma alternativa mais saudável em substituição do refrigerante, porém isto gera muitas dúvidas com relação aos benefícios ou prejuízos à saúde. A diferença entre a água com gás e a mineral comum é a adição de gás carbônico. Ela pode ser gaseificada artificialmente, em processo no qual é retirado o oxigênio e adicionado no lugar gás carbônico para dar o efeito de efervescência, ou de forma natural, encontrada em regiões próximas aos vulcões, o gás natural é mais suave comparado ao artificial. Ao ingerir a bebida, dentro do organismo é convertida em ácido carbônico, o que a torna um pouco mais ácida que a tradicional, o pH varia em torno de 5 a 6, considerado um ácido fraco comparado ao refrigerante. A água com gás em sua forma pura, sem aditivos químicos e açúcar, não contém calorias que favoreça o aumento do peso. Ao contrário, os pesquisadores da Universidade de Hyogo, no Japão, descobriram que a bebida promove sensação de saciedade, o que favorece o emagrecimento. Outra preocupação é em relação à perda óssea, porém estudos realizados não comprovam nenhuma associação entre bebidas carbonizadas e redução da densidade óssea.

Não existe comprovação científica que a água com gás faça mal à saúde. Ela contém os mesmos benefícios de hidratação da água natural e também é uma boa opção para variar e estimular o consumo de líquidos. Podem ser adicionadas frutas a água com gás, com aroma natural e com os nutrientes das frutas, sendo uma boa opção para dias de verão. Lembre-se: não é recomendado ingerir líquidos durante as refeições, pois prejudica a digestão dos alimentos e absorção de nutrientes. Cuide também com os excessos, pois em grandes quantidades, poderá irritar a mucosa do estômago podendo gerar problemas gastrointestinais.

 

Publicado por

kurotelb

Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).

2 comentários em “Água com gás faz bem à saúde?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *