Quinoa

quinoasl

Quinoa é um grão originário da Bolívia e tem alto valor nutricional. Suas propriedades são compostas pelos nutrientes ferro, cálcio, fósforo e carboidratos, que fornecem a energia necessária ao organismo para promover elasticidade das fibras musculares, auxiliando na recuperação dos tecidos e células, além de produzir hormônios e enzimas. Em 100 gramas do cereal são encontrados 74 gramas de carboidratos, 23 gramas de proteínas e 15 gramas de fibras. Conta ainda com 18 aminoácidos e vitaminas, como B1, B2, B3, B6 e A.

Entre os aminoácidos encontrados na quinoa, destacam-se a Metionina e Lisina – que atuam no desenvolvimento da memória e dos reflexos, e também o Tripofano que atua na liberação de serotonina no cérebro. Essa substância dá uma sensação de alegria e bem-estar. Além de combater a depressão, o vegetal também auxilia na manutenção do sistema imunológico e no tratamento de problemas urinários, osteoporose, anemia e diabetes. Livre de glúten, é indicado para celíacos (pessoas com alergia ao glúten). Suas fontes proteicas de origem vegetal, estão completamente livres de gorduras saturadas e colesterol e suas fontes de fibras colaboram para o bom trabalho intestinal e no controle dos níveis de colesterol e glicemia no sangue.

As folhas podem ser preparadas como refogado, da mesma maneira que a couve-mineira, o espinafre, e os botões das flores podem ser consumidos como brócolis. O grão, que é a forma de mais fácil aquisição, pode ser utilizado de várias maneiras: cozido e temperado como salada, cozido como arroz, utilizado no preparo de sopas, etc. A farinha é utilizada para preparar mingaus, pães, pudins, massa para panqueca e biscoitos. Basta ter criatividade e aproveitar todas as formas deste alimento.

Publicado por

kurotelb

Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *