Cuide da saúde do seu cérebro – Semana do Alzheimer

No dia 21 de setembro foi comemorado o Dia Mundial do Alzheimer, trazendo este assunto em evidência na mídia.

Percebemos que o Alzheimer está cada vez mais frequente nos lares pelo mundo. Porém, com os avanços da medicina, hoje em dia esta doença pode ser identificada, diagnosticada e medicada, proporcionando aos idosos uma vida com maior qualidade, retardando sintomas e oferecendo autonomia por mais tempo.
Este avanço é um ganho em relação à saúde. Entretanto, maior ganho é prevenir a doença. Prevenção é sempre o melhor caminho para uma vida longa e saudável. E para auxiliar no ganho de saúde, manter hábitos saudáveis é imprescindível.

Você sabia que a prática de exercícios físicos, por exemplo, está intimamente ligada à saúde do cérebro?
04f88182cf09dfb3f8d4314fbcc7b3e5_700
Estudos mostram que pessoas moderadamente ativas apresentam menor risco de serem acometidas por desordens mentais em relação às sedentárias.
Exercícios aeróbios, como caminhada, bicicleta, corrida, dança, aumentam o bombeamento sanguíneo, melhorando o nível de oxigênio pelo corpo, assim potencializando a circulação cerebral. Já os exercícios que estimulam qualidades físicas como coordenação motora, ritmo, equilíbrio também são indicados, pois promovem a atividade cerebral, auxiliando na menor incidência de doenças neurológicas e Alzheimer. Adicionalmente, o exercício físico potencializa o cérebro e é um ótimo remédio no controle de estresse.
Adotando uma vida mais ativa, o corpo passa a receber a influência de hormônios como a endorfina e de neurotransmissores como a serotonina, que promovem sensação de bem-estar, aumento da autoestima e diminuição da depressão.

Manter a cabeça ativa, ter hábitos saudáveis, praticar exercícios físicos e viver uma vida em harmonia auxiliam na saúde do cérebro. Pense nisso!

Publicado por

kurotelb

Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).

4 comentários em “Cuide da saúde do seu cérebro – Semana do Alzheimer”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *