Vitamina D e cama para a saúde de adolescentes

Por mais de uma década, a Medicina está alertando que o estilo de vida com excesso de açúcar, gordura e sal está vagarosamente levando pessoas à morte. Dois terços da população têm sobrepeso e, se esta tendência for seguida, até 2050 esse índice aumentará para 90% da população. A obesidade já é grande fator causador de mortes prematuras. Pesquisadores holandeses prevêem que, se continuar assim, essa geração possa vir a falecer antes que seus pais.

Isso significa que apesar de estarmos tendo muito mais acesso aos recursos para tratamentos de doenças e gastando muito mais, não estamos sabendo fazer o básico que a saúde pede: melhorar as escolhas do modo de viver o dia a dia.

Entretanto, prevenir é possível sim. Novos estudos trazem alertas simples e efetivos para melhorar o controle da obesidade. Um trabalho da Universidade da Pensilvânia, publicado no Journal Pediatrics, mostrou que poucas horas de sono estão associadas com maior peso corporal. Os adolescentes entre 14 e 18 anos que dormiam cerca de 10 horas por noite tinham significativamente menor índice de massa corporal (IMC) quando comparados com os que dormiam pouco.

Ficar muitas horas assistindo televisão também é fator de risco para obesidade. Os pesquisadores do Hospital da Criança de Boston encontraram forte associação entre esses dois quesitos.

A vitamina D continua trazendo boas novidades. Pesquisadores da Universidade de Missouri, do programa da prevenção de obesidade e diabete, constataram que sua suplementação em crianças e adolescentes obesos pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, o que é importante na prevenção de diabete tipo 2. O trabalho publicado no American Journal of Clinical Nutrition alerta para a importância de crianças e adolescentes obesos fazerem dosagem no sangue de vitamina D para poder suplementar, se for o caso, e reduzir a resistência insulínica e a chance de diabete.

tumblr_m179up1wpO1r14ytno1_500

Publicado por

kurotelb

Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).

2 comentários em “Vitamina D e cama para a saúde de adolescentes”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *