Confira abaixo, 10 recomendações da Dra. Mariela Silveira – diretora médica do Kurotel – que possibilitam boas práticas essenciais durante a pandemia de Covid-19.

Máscaras e escudos faciais:

É recomendado utilizar máscaras faciais todo o tempo, quando houver outra pessoa próxima, exceto durante as refeições. Além disso, todo e qualquer estabelecimento deve solicitar que todas as pessoas, seja cliente ou fornecedor, usem máscara. Ela é um ato de respeito. Neste momento, os escudos faciais – conhecidos também como Face Shield – são recomendados para serem utilizados por cima da máscara facial. Eles funcionam como uma dupla proteção.

Cuidado durante as refeições:

Quando estiver comendo, é necessário se afastar em um raio de 2 metros de distância de outra pessoa. As alimentações devem ser sempre individualizadas e protegidas. Todos que puderem devem incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes, o máximo possível. Os alimentos e insumos, perecíveis ou não, também precisam ser lavados ou limpos com solução apropriada imediatamente após a compra. 

Higiene reforçada:

Procure efetuar a lavagem de mãos e punhos sempre que tocar em objetos – principalmente os compartilhados por outras pessoas.

Afastamento Social:

É de extrema importância não haver aglomeração de pessoas e evitar ambientes fechados com várias pessoas ao mesmo tempo.

Atenção especial aos sintomas:

Qualquer pessoa que apresentar tosse, espirro, dor de garganta ou falta de ar, de qualquer natureza, deve ser imediatamente afastada e recomendada para atenção médica precocemente.

Aferir a temperatura diariamente:

A temperatura em si não é um diagnóstico, mas em tempos de pandemia, quem estiver com febre deve imediatamente ser afastada das pessoas. A aferição pode ser feita através do equipamento de Termografia Infravermelha ou de Termômetro Digital (sem toque).

Sanitização intensificada:

Lugares de uso comum precisam ser sanitizados toda vez que uma pessoa terminou de usá-lo, incluindo móveis, equipamentos, objetos. A sanitização pode ser feita com álcool a 70% ou com água sanitária (04 colheres de sopa para 1 litro) ou com desinfetantes autorizados. Além disso, todos da equipe de trabalho e clientes precisam ser sanitizados antes de entrar no estabelecimento de trabalho, com produtos autorizados pela ANVISA para terminar com o Coronavírus. Malas, objetos pessoais também precisam ser sanitizados da mesma forma.

Troca de roupas:

Ao entrar em algum estabelecimento – como ao ir trabalhar – é necessária a retirada das roupas com que se veio da rua. Preferencialmente, é aconselhável tomar banho, lavando os cabelos também. Fazer o mesmo procedimento ao voltar para casa.

Álcool gel em estabelecimentos comerciais

Cada cliente e membro da equipe precisa ter acesso a álcool gel, de maneira que seja seu frasco de uso pessoal ou em acesso a lugares comuns.

Testagem

A testagem para pesquisa direta de Coronavírus (PCR ou Ag)  e de anticorpos (IgM e IgG) deve ser procedida sempre que possível. Consulte se o laboratório tem aprovação da ANVISA antes da sua realização. Ela deve, preferencialmente, ser realizada antes da vinda de clientes para seu estabelecimento.