Receita Kur de Fim de Semana: Sopa de Couve-Flor e Alho-Poró

A Receita Kur deste fim de semana é a nossa “Sopa de Couve-Flor e Alho-Poró”. O prato faz parte do nosso menu de inverno, e além de ser aromático e muito saboroso, também é totalmente saudável.

Ingredientes:

2 unidades médias de couve-flor (picadas grosseiramente)
2 xícaras (chá) de alho-poró em rodelas
1 colher (sobremesa) de óleo
1 xícara (chá) de cebola picada
5 colheres (sopa) de leite de coco
1 colher (sobremesa) de sal marinho não-refinado
3 litros de água

Modo de preparo:

Coloque o óleo numa panela e junte a cebola. Deixe dourar. Acrescente o alho-poró e o leite de coco. Misture bem. Reserve. Coloque a couve-flor, a água e o sal numa panela e leve para cozinhar por 15 minutos. Retire do fogo e deixa esfriar. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e liquidifique bem. Retorne ao fogo para aquecer.

Rendimento: 20 porções
Calorias por porção: 35

Cuidados com a pele no inverno: estratégias para cuidar do rosto e do corpo durante a estação

Nossa pele também pode sofrer com o frio.
Com a diminuição da temperatura, diminuição da umidade relativa do ar, diminuição da transpiração e aumento da temperatura da água do banho, a pele tende a ressecar. Tanto a pele do rosto, como a do corpo, costumam ficar esbranquiçadas e descamativas, que são sinais do ressecamento.

Mas é possível evitar ou amenizar o ressecamento cutâneo:
É de grande importância, nesta época do ano, realizar hidratações periódicas e investir numa alimentação saudável.

E como a alimentação pode interferir para manter uma pele saudável? O ideal é comer legumes, hortaliças e frutas, alimentos que são fonte de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele. A soja é outro alimento que deve ser adicionado à dieta saudável. Ela é rica em isoflavonas – substâncias que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele. Adicione também castanhas, nozes e amêndoas, que são ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, importantes aliados para manter a pele saudável e bonita. Durante o inverno, é muito comum que as pessoas diminuam a ingestão de líquidos, um erro que deve ser evitado.

Além disso, invista em cuidados simples e caseiros.
Existem cuidados simples, mas que fazem uma grande diferença para a saúde da pele. É importante evitar tomar banhos com água muito quente, sendo preferível que se aqueça o ambiente. Além disso, não ficar muito tempo em locais com aquecedores que diminuam a umidade relativa do ar. Nesse caso, pode-se recorrer a um umidificador.

Damiê De Villa – Médico dermatologista responsável pelo Setor de Dermatologia do Kurotel

Julho Gastronômico: viva uma experiência única com os jantares temáticos Kur

Prepare-se para embarcar num universo de sabores e aromas que irão aguçar os seus sentidos. O melhor da culinária internacional, aliado a produtos orgânicos da Serra Gaúcha, traduzem a Filosofia Kur em uma gastronomia única.

Jantar italiano (04/07): um evento exclusivo, com cardápio gourmet típico da Itália, sem deixar de ser saudável. Um momento inspirado nos sabores e temperos das regiões de di Vigoleno, Montelupone, L’Áquila e da Sicília.

Sobremesa do cardápio Italiano

Noite árabe (11/07)Uma noite dedicada ao oriente com destaque para a comida sírio libanesa e especiárias que enchem os pratos de sabor sem esquecer da saúde. O colorido, a energia e o bem-estar pautam o ritmo dessa noite. 

Prato da noite árabe

Jantar no sítio – Parrilla Saudável  (16/07)
A finalização de um dia perfeito com umJantar Especial  em meio à paisagem deslumbrante do sítio Kurotel. O contato com a natureza e a troca de experiências despertam o prazer de viver.

Parrilla Saudável será servida durante jantar no Sítio

Noite portuguesa (18/07): A gastronomia, que incluiu peixes especiais e variados acompanhamentos, remete os clientes a uma viagem cultural de resgate das origens portuguesas.

Prato exclusivo da noite portuguesa

Jantar mediterrâneo (25/07): Um cardápio com sabores marcantes, repleto de ervas aromáticas, dão cor e sabor especiais a esta culinária que é sinônimo de saúde e longevidade.

Jantar mediterrâneo

Coquetel de Boas – Vindas (aos domingos): O tradicional coquetel Kur, realizado no Salão Ouro, é a forma perfeita de iniciar a semana com muito charme e requinte.

Tradicional coquetel dominical

Seis razões para escolher o Kurotel nas férias de Julho

Nestas férias de Julho, priorize um tempo para cuidar da sua saúde e bem-estar. Apresentamos a você seis motivos para escolher o Kurotel e desfrutar de experiências inesquecíveis neste inverno:

1º Com quase quatro décadas de história, o Kurotel é pioneiro em medicina preditiva e berço da Filosofia Kur, método próprio que inspira as pessoas a viverem com mais saúde;

2º Alia os benefícios da clínica médica com as exclusividades da hotelaria de luxo, além de uma estrutura de Spa completa, eleita por quatro anos consecutivos como o melhor da América Latina;

3º A nova Ala Contemporânea, que possui 20 novos apartamentos e conta com decoração minimalista, possui vista para a natureza, luz suave e natural, convidando você a relaxar e refletir;

4º A gastronomia exclusiva Kur é apresentada em seis refeições diárias, todas elas com pratos gourmet saudáveis e funcionais. O cardápio é elaborado pela equipe de nutricionistas do Kurotel e conta com consultoria do chef francês Jean Paul Bondoux;

5º Localizado em Gramado, na Serra Gaúcha, é o destino ideal para quem busca charme e sofisticação;

6º A equipe interdisciplinar possui médicos de diversas especialidades, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, enfermeiros, esteticistas, além de mais de 150 funcionários à disposição.

Descubra o Kur e viva uma experiência de saúde ideal. Estamos em Gramado e vale a pena: somos o Kurotel.

Emagrecimento preventivo para o inverno

Equipe médica interdisciplinar do Kurotel traz insights sobre o tema e como fugir a gatilhos que podem propiciar o ganho de peso na estação

Historicamente, por razões comportamentais – e não fisiológicas – as pessoas costumam aumentar mais de peso no período do inverno do que no verão. As baixas temperaturas típicas do período são convidativas para se comer alimentos mais calóricos e não tão saudáveis. Com roupas maiores e mais grossas, existem menor exposição corporal e estética. E se colocar dificuldades para se sair de casa para praticar exercícios, o metabolismo acaba ficando mais lento e levando, então, ao aumento de peso. 

A boa notícia é que é possível prevenir o impacto na balança com o emagrecimento preventivo. Em outras palavras, isso quer dizer que, sabendo que o período é propício para o aumento de peso, há estratégias para lidar com as armadilhas da estação e não ser alvo dela.

Confira, abaixo, o ponto de vista de algumas áreas médicas oferecidas pelo Kurotel – Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar sobre como lidar com os gatilhos que podem ser prejudiciais.

Novo in put mental: É possível emagrecer no inverno, sim!

Segundo o psicólogo dr. Michael Zanchet, por mais que as questões climáticas influenciem hábitos e humor, o melhor caminho é o equilíbrio. “É claro que no inverno as melhores opções são alimentos mais quentes e, no verão, uma dieta mais leve, pois assim se evita o efeito sanfona e, essa alternância de comportamento é saudável. Buscar manter o ritmo de exercícios físicos também é fundamental mesmo que em dias frios. Para isso, basta optar por locais fechados, com vestimenta adequada, pois o corpo necessita ser cuidado tanto no inverno quanto no verão, com o conceito de saúde integrada”, explica.

E salve a ativação da gordura marrom!

Nem toda gordura é ruim. De acordo com a médica clínica geral e ortomolecular Bárbara Ignez Schiavenin, os seres humanos têm uma gordura, diferente da tradicional chamada branca que conserva energia, que queima calorias para gerar calor. Ela está presente desde o nascimento, porém, com o passar dos anos, ela diminui bastante por não ser mais tão necessária. “Diversos estudos estão relacionando a obesidade com a desativação dessa gordura e o futuro será tratamentos e comportamentos ativadores dela”, afirma a médica. Um desses comportamentos é a exposição ao frio. “As tendências apontam que permanecer em uma sala com temperatura de 17ºC a 19ºC, com roupas leves, por pelo menos 2 horas, provoca o recrutamento e a proliferação dessa gordura. Consequentemente, a diminuição de gordura corporal. O resultado se intensifica após período de 6 semanas”, destaca.

Água gelada e quente

A hidroterapia ao ar livre também pode trazer bons resultados nessa época do ano. “Na piscina, a troca de calor é mais rápida, pois a condutividade térmica da água é 25 vezes maior do que a do ar. Nesse processo, o corpo sempre perde calor, já que a temperatura da água para a prática de exercícios nunca deve ficar mais alta do que a dele. Essa perda é causada tanto pelo processo de condução (movimento de energia térmica de algo mais quente para algo mais frio), quanto pela convecção (perda de calor causada pelo movimento da água contra o corpo, mesmo se a água e o corpo estiverem na mesma temperatura)”, detalha o fisioterapeuta Roberto Matheus Durli. Assim, quando se entra na piscina, é absolutamente normal e previsto sentir um pouco de frio. “Porém, como não se fica parado na água, e, sim, em movimento, naturalmente e em poucos minutos é produzido calor suficiente para se manter aquecido durante o período de aula”, afirma.

Ar livre para impulsionar metabolismo

Atividades ao ar livre são grandes impulsionadoras do metabolismo e favorecem o emagrecimento. É o que diz o educador físico Luciano Sanseverino. “Treinar na rua durante o inverno aumenta o gasto energético e o metabolismo vai consumir mais calorias para manter a temperatura corporal estável”, comenta. Trata-se de um processo fisiológico chamado de termorregulação, em que o corpo utiliza energia para se manter aquecido, que pode chegar até 30% a mais. O frio também melhora a performance física, aumentando a tolerância a exercícios de alta intensidade. “Isso ocorre porque o corpo não sofre superaquecimento, facilitando a troca de calor com o meio externo, com isso melhorando o rendimento e potencializando o processo de emagrecimento”, conclui.

Vida saudável Kur: os benefícios da granola funcional

Granola: um alimento prático e muito saudável

A granola é normalmente composta por cereais como a aveia, flocos de milho ou flocos de arroz, sementes (linhaça, chia, gergelim), oleaginosas (castanhas, amêndoas, noz), frutas secas (damasco, ameixa preta, passas de uva, maçã), que pode conter ou não açúcares, devido a estes ingredientes ocorrem variações na sua composição calórica. As granolas enriquecidas com sementes oleaginosas, acabam sendo mais calóricas, mas estas calorias são benéficas para o organismo, porque a presença de ácidos graxos insaturados auxilia na redução do LDL- colesterol, retarda a absorção dos carboidratos, e aumenta a sensação de saciedade.

Como preparar

Para se consumir uma granola verdadeiramente nutritiva e saudável, sem cair nas “armadilhas” das indústrias alimentícias que são elaboradas com mais de dois tipos de açúcares e ou adoçantes artificias e gorduras de baixa qualidade, a melhor opção é preparar uma granola caseira. A granola caseira pode ser composta pelos seguintes ingredientes: flocos de aveia e quinoa, castanha do pará picada e lascas de amêndoas, damasco picado e passas de uva, coco ralado, óleo de coco, mel ou melado para adoçar. Para o preparo basta misturar todos os ingredientes, espalhar em uma forma untada e assar por 15 minutos a 160º C. Como sugestão pode ser adicionado canela e gengibre.

Michelle Mileto Troitinho, nutricionista Kurotel

PROGRAME SUA VIDA

    Troque as palavras rudes por palavras de carinho
       mude seus gestos violentos por gestos suaves
       olhe com serenidade
       fale sem agressividade e sem destruição
       escute com atenção
       saiba ver no mundo o verde da esperança

       Não veja  filmes de violência
       Não conviva com pessoas pessimistas
       Não provoque discussões por nada
       Não fira sentimentos bons

      Escute música suave e tranquilize a vida
      Olhe as flores e menos os espinhos
      Contemple o sol mais que a lâmpada elétrica
      Olhe mais as árvores que os edifícios
      Goste mais do dia do que da noite
      Descubra mais a alegria no mundo do que a dor.

      goste de você como você é
      ame as pessoas como você se ama
      ame o mundo, ele é a fonte da beleza
      ame a Deus acima de tudo e de todos.

       sinta  a bondade nas pessoas
       saiba descobrir em tudo o bem existente
       não lamente com todos as suas misérias
       seja  amigo de tudo e de todos.

       ame e aceite ser amado
        perdoe e aceite ser perdoado
        viva intensamente e deixe os outros viverem
        lute pela comunhão entre os homens.

       olhe mais para o céu e menos para a terra
     faça de uma ideia, uma realização
       não guarde sua vida para si mesmo
       encontre a razão de sua luta diária
       espalhe o bem que está em você e nos outros                           
       ame antes de querer ser amado
       faça o bem sem esperar recompensa.

Programe sua vida e ela recompensará você por tê-la
programado

Créditos: Paulo Renan (UZN MIDIA DIGITAL)

Higiene do sono ajuda a tratar a insônia: saiba como fazer

Uma boa noite de descanso está relacionada a muitos fatores: aliás, você já ouviu o termo “higiene do sono”? É um conjunto de hábitos que ajudam a dormir bem, afinal, a qualidade do sono é fundamental para manter uma boa forma física e mental.

Como fazer a higiene do sono?

Tão importante quanto a quantidade de horas dormidas, a qualidade do sono é essencial para o bom funcionamento do corpo e da mente. O fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Clêdisson Souza, explica que a “higiene do sono” diminui o risco de distúrbios como a insônia, ronco e apneia do sono.

“Esses hábitos podem começar a ser feitos de duas a três horas antes de ir dormir. Eles são responsáveis por desacelerar a mente e o corpo para que o indivíduo tenha uma boa noite de descanso”, completa o especialista.

Separamos algumas dicas para você fazer a higiene do sono e dormir bem:

  1. Alimentação leve: antes de dormir, opte por refeições mais leves com frutas, verduras e vegetais, por exemplo. Aposte também na ingestão de alimentos que provocam a produção de melatonina, o hormônio do sono, como cereja, banana, nozes e aveia.
  1. Bebidas estimulantes: evite o consumo de bebidas que contenham cafeína, como café e refrigerantes. Essa substância estimula o sistema nervoso central e se mantém no organismo por cerca de 8 horas.
  1. Atividades físicas: os exercícios físicos proporcionam muitos benefícios ao corpo. Uma simples caminhada já melhora a respiração, reduz a ansiedade e ajuda a dormir bem.
  1. Ambiente ideal: desligue todas as luzes do quarto, inclusive a do celular e da televisão. Isso vai te auxiliar a relaxar e “desligar” o corpo para boa noite de sono!

Clêdisson Souza – fisioterapeuta da CPAPS – CREFITO: 246452/ES

Abertura da Temporada de Inverno Kur: Noite de Caldos

Para o próximo dia 20 de Junho, além de ser feriado de Corpus Christi, o Kurotel preparou um evento exclusivo para celebrar a Abertura da Temporada de Inverno. Com uma Noite de Caldos quentes inédita, o Kur apresentará a programação diferenciada da nova estação, que será sinônimo de requinte, sofisticação e aconchego.

Confira abaixo o menu gourmet Kur para o evento:

Entradas (Tríade)

Creme de Abóbora com Gengibre
Creme de Cenoura e Maracujá
Creme de Aspargos e Coco com Raspas Crocantes

Pratos Principais

Caldo Verde com Galinha Caipira e Ervas da Horta Kur
Sopa de Camarão com Aipim Cremoso e Torradas Rústicas

Sobremesa

Consomé de Frutas Vermelhas e Creme de Kefir

Pensamentos e Humor: qual a relação entre eles?

Os nossos pensamentos influenciam nossas ações. Antes de termos um comportamento, existe a percepção e a formulação de uma ideia e, consequentemente, uma ação. E no meio deste caminho, entre o pensamento e a ação, está o nosso humor. Por isso que a lógica de que o pensamento influencia o humor e o comportamento tem um fundo de verdade: quando pensamos que algo vai dar certo, a probabilidade de efetivação é maior de que quando pensamos negativamente, pois o pensamento positivo movimenta meu humor positivamente e vice versa.

Quando estamos no cerne dos problemas, nossa visão fica embaçada, como se estivéssemos na estrada em meio ao nevoeiro. O que virá pela frente é permeado de incertezas, o novo gera ansiedade e o mais comum são os pensamentos fluírem de uma maneira negativa.  A base do pensamento negativo pode ser resultado de uma autoestima fragilizada, da vivência de um evento traumático, ou de estresse, pois quando internamente não estamos bem, a percepção da realidade fica alterada.

Quando o pensamento está negativo, as relações pessoais, familiares e profissionais ficam afetadas, pois é um efeito dominó, uma situação negativa vai desencadeando a outra e assim por diante. Analisar o pensamento antes de agir é uma dica importante, pois toda ação impulsiva pode gerar problemas. Por isso é importante desenvolver com equilíbrio as variáveis que envolvem o ser humano. O bom convívio familiar vai gerar boas relações pessoais, pois o modelo inicial será reproduzido e o ensaio será com nossos familiares. No âmbito profissional, o aprendizado para lidar com as vitórias, cobranças e frustrações também será ensaiado no lar e nas relações com o mundo.

Mas o que isso tem a ver com pensamento negativo?

Tudo! Pois a origem da fluência do nosso humor e, consequentemente, da nossa percepção se darão das relações iniciais, que são o alicerce da nossa personalidade, a nossa visão de mundo e de si, que será lapidada nas relações com o meio.

Isto quer dizer que somos reféns do passado?

Não. Podemos sim aumentar nossa saúde mental modificando e adequando conceitos e pensamentos, por isso que a psicoterapia é uma aliada neste sentido, pois faz compreender a origem, mas também reflete e ensina técnicas que podem modificar a percepção de mundo, tornando a pessoa mais assertiva no seu pensamento e no seu comportamento.

A crise para o otimista é uma oportunidade e para o pessimista é uma tragédia. Quem vive remoendo o passado ou antecipando o futuro deixa de viver o momento e acaba afetando seu presente.

Texto do Psicólogo do Kurotel, Michael Zanchet