Hidratação é importante?

Todos nós sabemos que a hidratação é superimportante para o pleno funcionamento do organismo, pois é através da ingestão hídrica que os processos de absorção, digestão e excreção do nosso corpo ocorrem adequadamente. Além disso, estar bem hidratado é essencial para o transporte de nutrientes, para a regulação da temperatura corporal, para o bom funcionamento do sistema circulatório e dos rins, e para a hidratação da pele, cabelos e unhas.

Segundo a European Hydration Institute a ingestão de água deve provir cerca de 20 a 30% das frutas, hortaliças e legumes, e 70 a 80% da água e bebidas.  Isso significa que precisamos de cerca de 25 a 30 ml de líquidos para cada kg de peso corporal para garantir uma hidratação adequada. Se fizermos o cálculo este cálculo uma pessoa de 60 kg necessita tomar aproximadamente 1,8 litros de líquido por dia, sendo este especialmente a água.

Durante o verão ou prática de exercícios físicos aumenta a necessidade de água do organismo, pois suamos mais. Com o suor, além da água, perdemos também sais minerais. Quando as perdas de água se tornam maiores do que a reposição, o organismo entra em processo de desidratação, o que é extremamente perigoso e, em casos extremos, pode ser fatal. Para que haja um melhor aproveitamento dos líquidos ingeridos, importante toma-los ao longo do dia (cerca de 200 a 250 ml por vez a cada 1 ou 2 horas).

Além da água, também é interessante tomar sucos de frutas naturais ou consumir as frutas (especialmente as ricas em potássio, um regulador da hidratação das células, como melancia, melão, morango, abacaxi) ou água de coco natural que possuem quantidades equilibradas de sais minerais e água. Evitar alimentos muito condimentados, açúcar, temperos, excesso de café e outras bebidas que contenham cafeína (chá verde, chá branco, chimarrão, chá preto) e bebidas alcóolicas, que levam à maior eliminação de líquidos.

Essencial hidratar-se antes de exercícios físicos (no mínimo ½ garrafinha, 1 hora antes da atividade física) e também durante o exercício (1 copo a cada 15 ou 20 minutos). Não é necessário tomar bebidas isotônicas a não ser que o exercício seja intenso (em que houver perda de mais de 2% do peso após os exercícios, em comparação com o peso anterior ao exercício) e/ou com duração maior do que 2 horas.

Outra recomendação é evitar o consumo exagerado de líquidos junto às refeições principais, pois prejudicam a digestão dos alimentos devido à diluição dos sucos gástricos e produção das enzimas digestivas, o que leva a pouca absorção de nutrientes e pode gerar sintomas como distensão abdominal e gases. Procure tomar líquidos cerca de trinto minutos antes das refeições principais (almoço e jantar) e aguarde no mínimo sessenta minutos após a refeição para voltar a tomar maior quantidade de líquido (neste período, limite a ingestão à 100ml copo de água).

 

Artigos pesquisados

EFSA, Scientific Opinion on the substantiation of health claims related to water and maintenance of normal physical and cognitive functions (ID 1102, 1209, 1294, 1331), maintenance of normal thermoregulation (ID 1208) and “basic requirement of all living things” (ID 1207) pursuant to Article 13(1) of Regulation (EC) No 1924/20061; EFSA Journal; 2011; 9; 2075-2091. 

 

Kolasa, K.M., Lackey, C.J. & Grandjean, A.C. Hydration and Health promotion. Nutrition Today. 2009; 44: 190-201. 

 

Institute of Medicine (U.S.) Panel on Dietary Reference Intakes for Electrolytes and Water (2005) Dietary reference intakes for water, potassium, sodium, chloride, and sulfate / Panel on Dietary Reference Intakes for Electrolytes and Water, Standing Committee on the Scientific. Evaluation of Dietary Reference

 

 

O futuro da Saúde: testes Genéticos

A revista alemã Just Breathe publicou um artigo do Kurotel sobre o papel dos testes genéticos preditivos na manutenção da saúde.

A rápida evolução dos conhecimentos no domínio da análise do genoma humano permite hoje não só diagnosticar com enorme precisão um número cada vez maior de doenças genéticas, como também detectar indivíduos saudáveis que, com o decorrer do tempo, apresentarão ou poderão apresentar uma suscetibilidade aumentada para certas doenças comuns da vida adulta, em especial as doenças crônico-degenerativas,” explica Dr. Luis Felipe Menezes, diretor clínico do Kurotel.
Veja a matéria em inglês na íntegra no link: http://justbreathemag.com/body/the-future-of-health-genetic-testing/

Kurotel é destaque na revista Spa Life do Canadá

O Kurotel é frequentado ao longo destes 35 anos por pessoas do mundo todo. Abaixo está a matéria publicada pelo  jornalista Chris Ryall, especialista em spas na revista Life do Canadá, que viveu a experiência Kur.

 

“Nos últimos 25 anos, tive a oportunidade de visitar centenas de spas em mais de 60 países. Essas experiências me rejuvenesceram, me re-energizaram e até consegui perder alguns quilos. Raramente, foi uma experiência transformadora ou que pudesse até salvar uma vida. Isso mudou quando cheguei no Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa”, relata o jornalista Chris Ryall, especialista em spas.

Emagrecimento: reeducar é preciso!

O emagrecimento saudável ocorre através de um processo de reeducação do estilo de vida onde o indivíduo é visto como um ser total. É a resposta da troca de uma massa corporal gorda por uma massa corporal magra, ou seja, a redução da gordura e o ganho de músculos.

Existem três variáveis que influenciam no emagrecimento: o exercício físico, a qualidade e organização da alimentação e o gerenciamento emocional. O gerenciamento emocional voltado para o emagrecimento chama-se Terapia Cognitiva para o Emagrecimento e engloba três áreas: a Psicologia, a Nutrição e a Educação Física. A nutricionista elabora um planejamento alimentar personalizado, o educador físico prescreve o exercício físico e o psicólogo trabalha a influência do pensamento nas emoções e no comportamento.

O modelo cognitivo parte da premissa que ideias e pensamentos desencadeiam a emoção, que pauta uma ação (comportamento) e traz como consequência uma reação física.

Uma pessoa que faz um juízo de valor negativo de si própria e pensa que é incapaz de desempenhar uma determinada função acaba sentindo-se triste e ficando ansiosa. Caso encontre uma barra de chocolate acaba comendo, pensando: “não resisto” ou “eu mereço”. Posteriormente tem uma reação física como desconforto abdominal e sentimento de culpa.  Nestes casos o pensamento é automático e disfuncional e, muitas vezes, acontece em frações de segundos. O terapeuta ensina a reconhecer os pensamentos disfuncionais e elaborar técnicas para que o indivíduo possa responder de forma adaptativa, revertendo o pensamento, antes de ocorrer um comportamento desfavorável.

Além dessa revisão do pensamento, o psicólogo vai atuar no comportamento; abordando, assim, assuntos como: a organização do ambiente, o ritmo das refeições, a diferenciação da fome e da vontade de comer, o planejamento de uma agenda e o preparo para se pesar.

 

Emagrecer requer: a integração do corpo e da mente, comer de forma fracionada, não ter pressa, comer conscientemente e não de maneira automática, exercitar-se, relaxar, ocupar a mente com aspectos saudáveis, relacionar-se com as pessoas importantes. Em resumo, adotar um conjunto de fatores que levam a uma reeducação do estilo de vida e não somente um processo com data para acabar.

Muitas pessoas buscam resultados através de sacrifícios, com metas que têm data para acabar: “quero emagrecer para estar bem no casamento do meu filho”, “para colocar o biquíni ou a sunga no verão”. Então, quando chega a data específica acaba a motivação.

Por isso, o termo dieta talvez não seja o mais apropriado, pois vem carregado de sacrifício. A expressão reeducar, por sua vez, é mais adequada, por representar um aprendizado para uma vida saudável. A motivação, nesse caso, está na saúde.  O equilíbrio entre a alimentação – na qualidade, na quantidade e no fracionamento – juntamente com o gerenciamento das emoções e o exercício físico planejado, dará uma resposta positiva para o organismo.

Como eu posso me reeducar?

É fundamental diferenciar emagrecer de perder peso. Quem quer meramente perder peso, está querendo se autodestruir, perder saúde, músculo, osso, pele, água, tempo, dinheiro, ganhando, por outro lado, envelhecimento precoce. Já quem deseja emagrecer, busca reduzir a massa corporal gorda (gordura) e adquirir a massa corporal magra (músculo). Para isso, é necessário planejamento e requer tempo, check-up, exercício físico, alimentação saudável e trabalho emocional.

A ansiedade, os sintomas depressivos e o estresse são fortes aliados do desequilíbrio físico e emocional. Estas emoções, muitas vezes, são depositadas na alimentação. Uma boa estratégia consiste em se questionar “fome de quê?”, antes de alimentar-se, a fim de tornar o ato de comer consciente e dar a resposta adequada ao que o corpo está precisando naquele momento.

Se o sintoma é cansaço, é necessário descanso. Se o sintoma é fome, é necessária alimentação. Se o sintoma é sede, é necessária água. Se o sintoma é tristeza são necessárias caminhadas, conversas ou até mesmo o silêncio. Se o sintoma é ansiedade, é necessário relaxamento. Enfim o psicólogo baseia seu trabalho estabelecendo estratégias comportamentais. O objetivo disso é o de fazer o reconhecimento dessas emoções, exercitando a reflexão, no intuito de ensinar a lidar com esses sentimentos.

Michael Zanchet

CRP: 07/13384

Psicólogo do Kurotel – Centro de Longevidade e Spa

Alimentação Saudável

Ter uma alimentação balanceada e adequada é fundamental para uma longevidade saudável. Nada melhor que utilizar o dia de hoje para refletir sobre seus hábitos alimentares e propor-se um novo método.

A má alimentação está, muitas vezes, associada ao “piloto automático”, onde o cérebro guia nosso comportamento de maneira mais conveniente, geralmente sem consciência envolvida na tomada de decisão. Tomar consciência da alimentação é o primeiro passo para ter uma alimentação saudável.

Na hora de realizar uma refeição, mantenha a calma. Evite alimentar-se e fazendo algo ao mesmo tempo como ver televisão ou ler. Quando estiver comendo, apenas coma, desfrute deste momento estando presente e sentindo as sensações que ocorrem.  Não permita que a ansiedade, inquietação e falta de paciência predominem. Desta forma é possível impedir pensamentos limitadores e comportamentos automatizados.

Acostume o seu corpo a realizar refeições pequenas, nutritivas e a cada 3 horas, desta maneira seu metabolismo fica em equilíbrio e a sensação de ‘fome’ é reduzida. Opte por alimentos ricos em nutrientes e fibras, como frutas, oleaginosas e grãos.  A escolha adequada e variada previne deficiências nutricionais e doenças, sendo um facilitador para a longevidade saudável.

News Kur – Você conhece as Redes Sociais do Kurotel?

As redes sociais facilitam a comunicação nos dias de hoje. Pensando em estar mais perto de você temos Facebook, Instagram, Twitter, Trip Advisor, Canal no YouTube e Blog. Por meio destes canais colocamos em evidência conteúdos científicos, novidades, orientações de saúde, receitas, vídeos, lançamentos e sensações que a experiência Kur proporciona. Além disto, são espaços de comunicação onde você pode tirar suas dúvidas, escrever sobre o que achar interessante, compartilhar histórias e momentos que vivenciou aqui.

Cada rede tem um conteúdo distinto. São inúmeras possibilidades de saúde e bem-estar que você encontra no Kurotel, que há 35 anos traz o que há de melhor para uma longevidade com qualidade.

Você utiliza alguma rede social? Então siga o Kurotel. Estamos presentes no Facebook (KurotelGramado), Instagram (@kurotel_), Twitter (@KurotelGramado), Trip Advisor (Kurotel Longevity Medical Center & Spa), YouTube (Kurotel Gramado)e temos um blog (www.kurotel.com.br/blog/) recheado de informações.

Acompanhe-nos diariamente e tenha uma rotina mais saudável. Para nós, é uma satisfação compartilhar nossa filosofia e conhecimentos e provocar uma mudança positiva na sua vida e de muitas pessoas.

Desejamos uma melhor saúde e mais vida para todos!

 

News Kur – Fabiana Justus :: De geração para geração

Nós nos orgulhamos em saber que atendemos gerações diferentes de várias famílias de clientes. Sabemos que pessoas de todas as idades podem (e devem!) se preocupar com a saúde e o bem-estar.

No vídeo abaixo, vocês poderão ver como uma mãe e uma filha vivenciaram o programa Fitness & Spa (programa mais novo do portfólio do Kurotel) durante 5 dias.

A mãe, Sacha Chryzman estava com o casamento marcado para fevereiro e sua filha, Fabiana Justus (filha do Empresário Roberto Justus) elegeu o Kurotel para presentar a mãe com esta experiência conjunta.

O dia a dia delas, programações, sensações, sentimentos, alimentações foram registrados em um diário por vídeo no YouTube.

Acesse o link abaixo e veja esta experiência Kur de Geração em Geração.

 

 

News Kur – Treinamento Intervalado para Emagrecer

O treinamento aeróbio realizado de forma intervalada, ou seja, durante a execução do exercício variar sua intensidade em curtos espaços de tempo, é muito eficiente para o emagrecimento. Ao contrário de ficar um longo período realizando o exercício na mesma intensidade, o treino intervalado propõe uma alternância de ritmo em um menor tempo de atividade.

Uma sigla muito usada nos programas de emagrecimento para identificar este tipo de treinamento é “HIIT”, que é a abreviação de “High Intensity Interval Training” que significa “Treinamento Intervalado de Alta Intensidade”. Neste treino é feito uma combinação de períodos de alta intensidade com períodos de intensidade leve a moderada, ou seja, o praticante realiza um exercício com alta intensidade durante um curto tempo pré-determinado e intercala com períodos de intensidade baixa a moderada, fazendo um descanso ativo, permitindo que o corpo se recupere para realizar outro intervalo de alta intensidade. Muitas pessoas fazem esta combinação utilizando corrida e caminhada, mas ela pode ser aplicada em várias atividades aeróbias, como pedalar, nadar, pular corda, subir escada.

Os benefícios de treinar desta forma, além da melhora da capacidade aeróbia e anaeróbia devido aos picos de alta intensidade, é o maior gasto calórico e redução de gordura do que o treinamento tradicional. Mesmo com sessões de menor duração, após o treinamento, o corpo continua queimando calorias devido ao período chamado “EPOC”, onde o organismo continua acelerado devido ao excesso de consumo de oxigênio pós-exercícios. Portanto, se o objetivo é perder gordura e o praticante dispõe de pouco tempo para se exercitar, realize, com segurança, picos de intensidade mais altas, seguido de intervalos de recuperação, no seu treinamento.

Ao iniciar um treinamento, procure um médico para saber sobre sua condição física. A orientação de um Professor de Educação Física também é imprescindível. Há várias sugestões de treinamentos intervalados, mas o ideal é um treino personalizado, de acordo com seu condicionamento físico. O HIIT pode ser facilmente adaptado para todos os níveis de condicionamento e condições especiais, assim você se exercitará respeitando seus limites e evitando o risco de lesões.

No Kurotel, temos a aula de Running Class, onde buscamos treinar desta forma. É uma aula realizada na esteira, com o professor conduzindo as trocas de intensidade. Você poderá participar desta atividade após consulta com nossos médicos e conversa com os Professores de Educação Física para orientar sobre o treinamento.

News Kur – Food Detective no Kurotel

Com apenas uma gota de sangue você consegue realizar um exame completo para detectar intolerâncias alimentares. Trata-se do Food Detective, o novo aliado para uma alimentação saudável e personalizada pelas necessidades individuais de cada pessoa.

Food Detective é um exame desenvolvido pela Cambridge Nutritional Sciences (Inglaterra), simples, rápido e específico para identificar produção de anticorpos do tipo IgG. O teste utiliza o método ELISA para detecção dos anticorpos e avalia a intolerância a 59 alimentos, onde o resultado fica pronto no mesmo dia.  Ele é indicado para todos que desejam seguir uma alimentação mais individualizada, que promova a saúde do seu organismo.

A finalidade do exame é identificar a intolerância alimentar e é recomendado para pessoas com sensibilidades alimentares que podem apresentar sintomas muito variados, como dores de cabeça, dores nas articulações, flatulência, diarreia ou constipação, dores abdominais, náuseas, fadiga, depressão, retenção hídrica, rinite, sinusite, asma, bronquite, dermatite ou coceiras na pele, dificuldade de concentração, síndrome de fadiga crônica, fibromialgia, distúrbios de sono e problemas de controle de peso.

Para realizar o Food Detective não é necessário estar em jejum, apenas precisa ter o cuidado para não ter tomado medicamentos antialérgicos nas 48h anteriores ao exame para que não ocorra interferência nos resultados.

O Food Detective é um aliado no combate à obesidade, pois a sensibilidade imunológica a algum alimento que esteja sendo consumido com frequência por um indivíduo aumenta a produção de substâncias tóxicas ou inflamatórias no organismo, que alteram o metabolismo e dificultam os processos de emagrecimento.

O emagrecimento

Mais importante do que emagrecer é emagrecer com saúde, sem fragilizar o organismo. E fazer com que os resultados alcançados no curto prazo se estendam a médio e longo prazo, evitando o efeito sanfona.

Segundo dados divulgados esse ano pelo Ministério da Saúde, 48,2% da população brasileira está acima do peso. Muitos são os motivos que podem levar uma pessoa ao excesso de peso: estilo de vida inadequado, alimentação imprópria, sedentarismo, problemas hormonais, estresse e ansiedade, entre tantos outros. Cada pessoa tem os seus motivos.

Por isto, é importante o diagnóstico preciso e individualizado, para que se possa agir na causa, e não apenas na consequência do problema.  A partir das necessidades de cada pessoa, das particularidades de cada um, cada tratamento é desenvolvido de forma extremamente personalizada.