história

Situado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa nasceu de uma crença compartilhada por um homem, Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira. Para eles, o valor maior da Medicina é a prevenção, atitude que oportuniza uma existência harmônica, com saúde e felicidade.

O médico Luís Carlos e a assistente social Neusa se conheceram quando ambos frequentavam as aulas na universidade, em Pelotas, Rio Grande do Sul, ainda na década de 60. Pelos corredores e jardins, eles compartilhavam ideias ousadas para a época, como criar um centro médico que reunisse os recursos de uma clínica generalista sem ser um hospital, e hospedagem em ambiente aprazível que não fosse simplesmente um hotel. Onde o estado de saúde dos clientes fosse abordado por uma equipe transdisciplinar envolvendo medicina, alimentação, atividade física e emoções humanas. “Nós sonhávamos em ir além da medicina que se aprendia na época, baseada no modelo americano, voltado para a cura de doenças”, relembra o médico Luís Carlos.

Logo após a formatura, no início dos anos 70, veio o casamento e a mudança para Gramado, principal estância turística do Estado já naquela época, que eles identificaram como ideal para receber o futuro empreendimento. Com especialização em Clínica Geral e posteriormente Nutrologia, Luís Carlos acumulava experiências no consultório que estabeleceu em Gramado, já com base na filosofia de medicina voltada para a busca da saúde.

Como não havia nada semelhante no Brasil na época, o conhecimento foi buscado na Europa. Era onde existiam os kur hotéis, criados principalmente para receber e tratar pessoas com sequelas de pós-guerra. Mas o princípio dos kur hotéis europeus, embora trabalhando de forma preventiva e curativa, não era de forma integrada. O que o casal realmente desejava era trabalhar com os pacientes antes que a doença se instalasse. “Queríamos proporcionar aos clientes uma reciclagem, a adoção de hábitos e atitudes que mudassem a sua vida a partir da estada no Kur”, complementa Dr. Luís Carlos.

A essa altura, o projeto amadurecido começou a tomar forma e no dia 26 de março de 1982 o Kurotel finalmente abriu as portas para receber os clientes. O mais novo atrativo de Gramado dispunha de tratamentos especializados, equipamentos e dez apartamentos confortáveis.

timeline

  • 1982
    É inaugurado o Kur Gramado, em março, com 10 apartamentos, clínica, salão de ginástica, hidroterapia Kneipp e fisioterapia. No mesmo ano começa a funcionar o serviço de cromoterapia.
  • 1983
    A Kur Pharmacia inicia a produção de fitoterápicos e suplementos nutricionais auxiliares ao tratamento, elaborados com ativos incomuns para a época e dificilmente encontrados no Brasil.
  • 1984
    Surge a Kur Conceito, indústria dedicada ao desenvolvimento e fabricação dos produtos utilizados nas terapias.
  • 1985
    Antes mesmo de ser considerada especialização médica, a Acupuntura é incorporada aos tratamentos do Kur. A Psicologia se agrega à gama de especialidades terapêuticas disponibilizada aos clientes.
  • 1986
    Ampliação das instalações, incluindo nove apartamentos, piscina coberta e novos consultórios.
    Começa a funcionar o exclusivo equipamento para colocar pacientes com obesidade severa na piscina de hidroginástica.
  • 1988
    Começam as avaliações e estudos para controle de estresse.
  • 1990
    Kur traz para o Brasil o exclusivo Tratamento de Revitalização para melhora da imunidade e de funções fisiológicas.
  • 1992
    Ao completar 10 anos, o Kur amplia novamente suas instalações, com mais 10 apartamentos, clínicas e consultórios. A área de diagnóstico incorpora tecnologias de ponta que possibilitam a avaliação completa do estado de saúde do cliente.
  • 1993
    Inauguração da Kur Conceito no centro de Gramado.
  • 1996
    Jean Paul Bondoux, Michel Roth, Luciano Borseggia, Marcelo Magaldi e Laurent Suaudeau são alguns dos chefs de renome internacional convidados a redesenhar o cardápio Kur.
  • 1997
    Criação do Centro de Controle do Estresse, com tecnologia e equipamentos importados. Incorporação do SPA ao Kur. A partir deste momento, a estética passa a complementar os serviços de saúde.
  • 2000
    Criação do Kinder Kur, espaço destinado às mães e seus bebês, com orientação fisioterapeutica e alimentar, também visando à recuperação da mulher. A área de diagnóstico implanta novo sistema de avaliação corporal por imagem (o DEXA).
  • 2003
    A especialidade Geriatria é incorporada ao time médico e cria-se o Centro de Longevidade, que adapta as terapias do Método Kur à prevenção de doenças e à busca de bem estar e saúde com foco na terceira idade.
  • 2004
    O Kur implanta o tratamento antitabagismo, que alia técnicas de desintoxicação, controle emocional, fitness e bem estar.
  • 2005
    Nutricionistas e chefs de cozinha desenvolvem a Dieta Kur de Longevidade, associando a alimentação funcional e a alta gastronomia à prevenção do envelhecimento.
  • 2007
    É inaugurado o novo Centro Clínico, em ambiente moderno e confortável.
  • 2008
    O Kur Estação das Águas SPA, o spa do Kurotel, começa a funcionar, com tratamentos estéticos, relaxantes e de rejuvenescimento e também dedicado a clientes não hospedados.
  • 2011
    As áreas de lazer, estar e restaurante são remodeladas. Novas especialidades são incorporadas: serviço completo de Odontologia, Centro da Memória e unidade de prevenção e tratamento de distúrbios do equilíbrio e higiene do sono.
  • 2012
    No dia 26 de março, o Kurotel – Centro Médico de Longevidade e SPA celebrou seus 30 anos. Para marcar estas três décadas, o Kurotel realiza o Fórum da Longevidade, onde seus profissionais compartilham conhecimento.



Canais Kur de
reservas:
0800 970 9800
reservas@kurotel.com.br
Nós ligamos
para você

De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Aos sábados, das 8h às 17h50.

Pedido enviado com sucesso! Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Aos sábados, das 8h às 17h50.