Corpo e Mente

Você já ouvir falar em FOMO?

28/4/2023
Você já ouvir falar em FOMO?

O termo FOMO (do original Fear of Missing Out) que, em tradução livre significa “medo de perder algo” é um distúrbio psicológico que tem se tornado cada vez mais comum com o advento da tecnologia e das redes sociais. Esse termo se refere ao medo de estar perdendo algo interessante, divertido ou importante que outras pessoas estão vivenciando. As redes sociais, por exemplo, são uma grande fonte de informações e eventos que acontecem em tempo real, e isso faz com que muitas pessoas se sintam pressionadas a estarem sempre conectadas para não perder nada. Essa pressão pode vir de amigos, colegas de trabalho, ou mesmo da mídia, que constantemente nos apresenta a novidades e experiências que parecem ser inacessíveis. Continue a leitura e saiba mais sobre esse distúrbio cada vez mais comum.

FOMO: o que significa?

Segundo o psicólogo do Kurotel, Michael Zanchet, o FOMO (Fear of Missing Out) é um termo que se popularizou com a tecnologia e abundância de informações que temos hoje. Muitas pessoas passam horas do seu dia conectadas, com medo de perder oportunidades, e acabam deixando de lado o investimento em si mesmo e nas suas relações interpessoais. Esse comportamento pode levar a um aumento da ansiedade, estresse e até mesmo Burnout. Além disso, o FOMO também pode levar a uma sensação de solidão e isolamento, já que muitas vezes a pessoa se concentra tanto em estar conectada virtualmente que acaba se afastando das relações interpessoais reais. Para lidar com o FOMO, é importante aprender a equilibrar a vida online e offline, estabelecendo limites de tempo e de uso das redes sociais. Também é fundamental ter consciência de que é impossível participar de tudo, e que muitas vezes é necessário escolher e priorizar as experiências mais importantes para cada um.

Outros distúrbios podem estar relacionados

"O problema é que essa necessidade de estar sempre conectado e atualizado pode levar a uma série de problemas psicológicos, como ansiedade, estresse, Burnout e até mesmo depressão. Isso acontece porque uma pessoa pode se sentir sobrecarregada, com dificuldade em lidar com a quantidade de informações e estímulos que recebe, e ainda se sentindo mal por não estar vivenciando as mesmas experiências que outras pessoas" esclarece o psicólogo do Kurotel, Michael Zanchet. A ansiedade tem como base o medo de errar, a insegurança, o controle e a antecipação negativa do futuro. Quando estamos ansiosos, é importante buscar o equilíbrio do organismo, principalmente através dos atletas, para que possamos refletir sobre os gatilhos que estão gerando essa ansiedade. É importante lembrar que nem tudo na vida precisa ser rápido e que muitas vezes é necessário parar, pensar e só depois agir. Erros fazem parte da vida e é importante aprender com as experiências.

Já o estresse está relacionado à percepção que temos dos fatos, tanto reais quanto imaginários, o que gera um estado de alerta no organismo, experimentou a capacidade de reflexão e de ação. Esse estado, se afetado, pode levar a um desgaste físico e emocional no organismo. Por fim, o Burnout é caracterizado por um intenso desgaste físico e mental em decorrência do excesso de trabalho. O equilíbrio em qualquer área da vida pode gerar prejuízos, por isso é necessário um desenvolvimento equilibrado nas áreas física, pessoal e profissional. Muitas vezes, as pessoas focam em apenas uma área, como uma forma de suprir uma carência pessoal ou afetiva, o que pode levar a um ciclo vicioso profissional e gerar exaustão.

Lembre-se de viver a vida real

Para ter bem-estar, é importante investir em diversas áreas da vida, como relaxamento, atividade física, relacionamentos interpessoais e afetivos, profissão, organização financeira e espiritualidade. O psicólogo Michael Zanchet ressalta a importância desse equilíbrio para uma vida saudável e plena: "dessa forma, podemos evitar o desequilíbrio e gerenciar melhor os fatores de risco para a saúde mental e física", explica. Por fim, é importante lembrar que a vida real é muito mais rica e significativa do que a vida virtual, e que as experiências mais significativas e memoráveis ​​geralmente acontecem no mundo real, em contato com outras pessoas e com o mundo real. Portanto, é importante cultivar as relações interpessoais reais, e buscar um equilíbrio saudável entre a vida online e offline.

Leia também