Nutrição e Gastronomia

Receita Kur: Burger de amaranto com batata doce

30/7/2020
Receita Kur: Burger de amaranto com batata doce

A equipe de nutrição do Kurotel preparou, com exclusividade, uma receita extremamente saborosa, e que ainda é nutritiva e contribui para o bom funcionamento do organismo. Confira!

Ingredientes do burger:
2 unidades de batata doce1 xícara de amaranto
1 ovo caipira8 col (sopa) de farinha de mandioca
Suco de 1 limão
½ unidade de cebola picada
2 unidades de alho amassado
1 colher (café) de sal marinho
1 colher (café) de pimenta do reino moída

Modo de preparo do burguer:
Cozinhar a batata doce inteira a 200º até ficar macia (pode usar aipim, batata baroa, inhame). Esfriar, tirar a casca e amassar. Cozinhar o amaranto em 2 xícaras de água até ficar bem macio. Escorrer bem. Misturar todos os ingredientes e dar o ponto no burguer com a farinha de mandioca. Modelar com o auxílio de um aro e grelhar de ambos os lados em uma frigideira antiaderente. Reserve. Montar o buguer no prato e em cima, colocar cebola refogada, caponata ou um molho de sua preferência. Servir em seguida.

Rendimento: 4 porções

Benefícios do amaranto para a saúde -
O amaranto (Amaranthus spp) é um alimento de origem andina com grande importância funcional, principalmente por possuir um teor proteico de alto valor biológico (com presença de aminoácidos essenciais), ser rico em fibras e micronutrientes como fósforo, zinco, ferro e cálcio, além de não possuir glúten. Porém o amaranto é um alimento pouco conhecido/utilizado no Brasil. As suas propriedades nutricionais geram muitos benefícios à saúde, tais como o aumento da imunidade, metabolização das gorduras, combate à fadiga, problemas respiratórios e protege as funções cerebrais, além de promover melhoria da pressão arterial, controle do diabetes, efeito hipocolesterolêmico e inibição na proliferação das células tumorais.

Estudos demonstram que o amaranto apresenta forte benefício ao processo de emagrecimento, por se tratar de um alimento rico em fibras e fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico. O amaranto reduz o pico de glicose no organismo, o que diminui a liberação de insulina, promovendo maior saciedade. Outro benefício do amaranto pontado pelos estudos é diminuição significativa dos níveis do LDL colesterol, por se tratar de um grão rico em proteínas, fibras e ácidos graxos essenciais, tem capacidade de inibir a enzima HMG-CoA redutase, produzida no fígado, envolvida na produção do LDL colesterol.

Leia também