Dia Mundial da Saúde: saiba tudo sobre a data e sua importância

7/4/2023
Dia Mundial da Saúde: saiba tudo sobre a data e sua importância

No dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da saúde e promover hábitos saudáveis ​​em todo o mundo. A cada ano, a OMS escolhe um tema específico, a fim de destacar e chamar a atenção da população mundial para questões importantes de saúde pública. Em 2023, o tema do Dia Mundial da Saúde é o sucesso da saúde pública ao longo dos anos.A data é também uma oportunidade para que governos, organizações e indivíduos possam se concentrar em questões relacionadas à saúde, avaliar políticas públicas e medidas que possam contribuir para a promoção de uma vida mais saudável para todos.

Além disso, o Dia Mundial da Saúde é o momento para destacar a importância da prevenção e do autocuidado. Adotar hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada, exercícios regulares, sono adequado e evitar o consumo de álcool e tabaco são fundamentais para a manutenção da saúde física e mental. Por isso, neste dia 07 de abril, a equipe médica do Kurotel listou 15 orientações para você praticar e, assim, ter melhor saúde e mais vida. Confira!

  1. Para a prevenção da osteoporose e a saúde dos dentes: É importante ter alimentação rica em cálcio (lácteos, feijão, vegetais verde-escuros, peixes, sementes) e sem excesso de açúcares, como farinha branca, sal e cafeína (refrigerantes de cola, café), que são “sequestradores” de cálcio do osso e dos dentes. Espinafre, rúcula e brócolis auxiliam a fixar cálcio no osso e ainda são ricos em ferro e ácido fólico, que ajudam manter o DNA saudável (pois “silenciam” genes que levariam a doenças). Mariela Silveira, nutróloga e médica diretora do Kurotel.
  1. Erro comum: permanecer muito tempo sentado: Consequência: dores pelo corpo, principalmente na coluna vertebral.Solução: fazer pausas ao ficar muito tempo sentado ou em pé e incluir exercícios que desenvolvam a força muscular e alongamentos.

  1. Seja otimista, desde cedo: Após 10 anos estudando como a personalidade pode influir no aumento ou na diminuição da expectativa de vida, pesquisadores holandeses concluíram que ter uma atitude positiva pode diminuir em até 55% o risco de morte prematura. Michael Zanchet, psicólogo com capacitação em Neuropsicologia.
  1. Menopausa e andropausa alteram o metabolismo e aumentam risco de cânceres e osteoporose: Coma alimentos com fitoestrógenos (substâncias que reduzem os efeitos da queda hormonal), tais com aveia, linhaça, soja, maçã, cebola, cereja, romã, brotos, feijões.
  1. Cuidado com as quedas: 50% das pessoas acima de 65 anos tem uma queda por ano. Subir escadas ou caminhar (utilizando calçados firmes) pode reduzir as possibilidades de quedas. Um cuidado que vale a pena ter em casa: colocar corrimãos e barras de segurança (banheiros e quartos) e excluir tapetes.Roberto Durli, fisioterapeuta especializado em Osteopatia
  1. O Alzheimer tem maior incidência em pessoas com baixo nível de instrução: Leitura, jogos de cartas, tabuleiro e palavras cruzadas podem reduzir risco de demência em pessoas com mais de 75 anos(Fonte: New England Journal of Medicine).
  1. A saúde da mãe impacta no filho: Mães que não fumam, que não usam drogas e que controlam adequadamente os níveis de açúcar do sangue e de pressão arterial têm filhos com peso corporal e circulação muito mais saudáveis do que as que não o fazem.
  1. Alimente-se com bastante variedade de alimentos, mas sem exageros nas quantidades: De acordo com a OMS, cinco porções de frutas e vegetais devem estar presentes na alimentação diariamente. Isto pode reduzir em até 40% o risco de câncer.Michelle Troitinho, nutricionista pós–graduada em Nutrição Clínica Funcional
  1. Mantenha o bom humor: O riso melhora o fluxo sanguíneo, reduz adrenalina, cortisol e aumenta a liberação de endorfinas, ligadas ao prazer. E dar boas risadas por 10 - 15 minutos queima cerca de 50 calorias. (Fonte: Vanderbilt University, Tennessee).
  1. Durma bem: Estudos sugerem que a falta de sono crônica pode ter um impacto negativo nas funções metabólicas e endócrinas. Quando se dorme menos de 5 horas há um desequilíbrio no metabolismo. Victor Hugo Canto da Fonseca, médico especialista em Acupuntura.
Dia Mundial da saúde
  1. Movimente-se: O sedentarismo está associado ao aumento de diversas doenças, como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e infarto. Os indivíduos fisicamente aptos e treinados tendem a viver até seis anos a mais.Jaqueline Souza Correa, fisioterapeuta especialista em Osteopatia.
  1. Seja solidário: Segundo estudo publicado na revista Psychology Science, dar apoio físico ou emocional a outras pessoas reduz em até 60% o risco de morte prematura no idoso. Evelise de Oliveira Silveira, médica mestre em Geriatria.
  1. Diga não ao cigarro e às drogas: Fumantes regulares vivem, em média, 10 anos menos do que um não fumante. Cerca de 90% dos casos de câncer nos pulmões, a neoplasia que mais mata no Brasil,  estão relacionados ao tabagismo.
  1. Controle seu peso: Estudos mostram que reduzir 25% do consumo de calorias diário aumenta a longevidade em 20 a 30%. Dra Juliana Moraes, médica.
  1. Busque manter a saúde dos neurônios: Por isso, evite consumir alimentos muito industrializados, que contém poucos nutrientes e são ricos em substâncias químicas, tóxicas para as células quando consumidos em excesso, e estão relacionados às doenças neurodegenerativas como Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer. Luis Carlos Silveira, médico nutrólogo e fundador do Kurotel.
Leia também