Como a alimentação pode afetar seu humor?

30/11/2022
Como a alimentação pode afetar seu humor?

Você alguma vez já pensou sobre como alimentação e humor estão relacionados? A influência da alimentação no comportamento humano não é apenas subjetiva, pois a felicidade e a tristeza também têm origem bioquímica no organismo, em função da falta ou excesso de alguns nutrientes. Da mesma forma que existem alimentos ansiogênicos, existem aqueles com ação sedativa, que melhoram o humor e causam sensação de bem-estar mesmo em pessoas propensas à depressão.Alguns nutrientes são responsáveis pela produção de neurotransmissores, substâncias químicas que promovem a comunicação entre as células do sistema nervoso central. Dos vários neurotransmissores produzidos no cérebro, a serotonina tem grande influência no humor. Problemas psiquiátricos como depressão, ansiedade, agressividade, comportamento compulsivo e problemas afetivos também têm sido associados à deficiência de serotonina. o sistema nervoso central. Além disso, o triptofano é um indutor natural do sono, devido ao efeito sedativo da serotonina, que por sua vez é precursora da melatonina, um neuro-hormônio com função de regular o sono.Outra recomendação importante é a ingestão de alimentos ricos em vitaminas do complexo B, pois auxiliam na manutenção adequada dos níveis de neurotransmissores, que promovem o bom funcionamento do sistema nervoso central. Os níveis dessas vitaminas são frequentemente comprometidos em pessoas com depressão. Inclua na sua alimentação grãos e vegetais verde-escuros como brócolis e espinafre. Carnes, peixes, ovos, leite e derivados também são fontes importantes, principalmente de vitamina B12, que é encontrada praticamente apenas em alimentos de origem animal.

Porção de alimento necessária para fornecer cerca de 50mg de triptofano

E lembre-se: procure ter uma alimentação saudável e diversificada, focando nos nutrientes e não nas calorias presentes no prato. Refeições equilibradas, além de melhorarem o humor e proporcionarem mais bem-estar, vão contribuir para a melhora da sua saúde como um todo.

Estudo liga senso de humor à longevidade

Adultos com senso de humor vivem por mais tempo se comparados aos que não acham a vida tão engraçada. E, a linha de sobrevivência é particularmente maior em pessoas com câncer, segundo Sven Svebak da Norwegian University of Science and Technology.Svebak, do departamento médico da Universidade, divulgou um estudo que acompanhou 54.000 pessoas durante sete anos. Os resultados foram divulgados no encontro da American Psychosomatic Society em Budapeste, na Hungria.No início, os voluntários preencheram um questionário sobre a facilidade com que encontram humor em situações reais da vida e o quão importante foi essa perspectiva humorística.Quanto maior o papel do humor em suas vidas, melhor foram suas chances de sobrevivência nestes sete anos, afirma Svebak. Adultos com as maiores pontuações na apreciação do humor tiveram 35% mais chances de se manterem vivos, se comparados aos adultos com menor pontuação, acrescenta ele.Num subgrupo de 2.015 pessoas diagnosticadas com câncer no estágio inicial e com ótimo senso de humor, reduziram as chances de morte em 70%, se comparados aos adultos com um senso de humor podre ou inexistente, finaliza Svebak.

Leia também