Corpo e Mente

07 dicas para emagrecer no verão

26/1/2023
07 dicas para emagrecer no verão

A estação mais quente do ano é um período propício para a eliminação de peso. E para auxiliar você nessa jornada, a médica diretora do Kurotel, Mariela Silveira, preparou sete orientações indispensáveis para você emagrecer no verão, de forma saudável.

1- Verde que te quero ver no verão:

Primeiramente, ao invés de falarmos em comer menos, vamos começar por comer mais... verdes é claro. Folhas verdes devem ser ingeridas preferencialmente em dois ou três momentos do dia.[caption id="attachment_49587" align="aligncenter" width="1024"]

Emagrecer no verão

Salada picante de lula e manga - receita Kurotel disponível no Livro de Receitas Kur Sabor e Saúde[/caption]

Aproveitar a variedade de folhas verdes que vão muito além do alface, como ora pro nobis, rúcula, azedinha, radite, dente de leão, entre outras, para ingeri-las na salada, sempre antes do prato principal do almoço e do jantar. Uma porção também pode constar no suco verde. E para quem deseja se desafiar mais, por que não colocar uma salada incrementada já no café da manhã?

2- Inclua grãos na sua alimentação:

Acrescentar grãos na alimentação é uma excelente maneira de aumentar a saciedade, baixaro índice glicêmico dos alimentos, melhorar o intestino e reduzir peso. Não havendo contra-indicações, comer de 1 a 2 colheres de sopa de sementes ao dia, especialmente junto ao almoço e ao jantar, pode facilitar o processo de emagrecimento. Programe para ter na sua dispensa opções como: linhaça dourada ou marrom, chia, gergelim, pipas, semente de girassol, sementes de abóbora, entre outras. A adição de chia na alimentação mostrou-se especialmente importante para redução da cintura abdominal.

3- Cool Fit Drink:

É preciso abandonar bebidas vazias. Esqueça bebidas calóricas como refrigerantes ou nectars industrializados (confundidos com suco). Se desejar emagrecer no verão (ou em qualquer estação do ano), prefira comer a fruta, ao invés de tomar o suco dela. Se tomar bebida alcoólica, não exagere e intercale com água ou kombucha.E, de novo, tome água e bebidas probióticas como o kefir ou kombucha. Elas ajudam na função intestinal, mas também na saciedade. Se você toma em média uma lata de refrigerante ao dia, retirar esta bebida poderá fazer você reduzir cerca de 6kg ao ano, somente com essa atitude.

4- Durma melhor:

O sono adequado ajuda a regular hormônios e neutrotransmissores relacionados a fome. Pesquisas e trabalhos recentes mostram que dormir adequadamente (não ter privação de sono, nem apneias) faz com que o peso reduzido quando uma pessoa é submetida a uma dieta seja, na sua maioria, por queima de ácidos graxos. Ou seja, quem dorme melhor, queima mais gordura.

5- Faça musculação:

Fazer exercício físico cardiovascular é válido para condicionamento cardíaco e pulmonar, além de melhorar a preservação dos telomeros. Entretanto, quando falamos em emagrecimento, a grande questão é a musculação. O músculo tem um papel endócrino fundamental que atua na regulação de hormônios como o GH, cortisol, insulina.

Após a musculação, o metabolismo fica ativado por muito mais tempo do que quando se faz uma caminhada, por exemplo. O gasto calórico é maior e o emagrecimento também. Musculação é fundamental para fazer parte da vida de quem quer emagrecer. Aproveite para emagrecer no verão, usando menos tela e se movimentando mais!

6- Menos, menos, menos açúcar!

Quanto menos carboidratos refinados, melhor! Não saia tirando frutas nem legumes, mas sim, toda a forma de açúcar desprovido ou com pouca fibra. Retirar o açúcar do açucareiro, mas também o do arroz branco, massa branca, barrinhas de cereal refinadas, biscoitos ou bolachas é absolutamente útil e importante.Quando menor o nível de açúcar circulante, menor o da insulina, o que, por sua vez, faz menor depósito de gordura.

7- Tenha a sua dieta e faça a ingesta de forma zen!

A dieta da moda pode estar errada, mas a sua necessidade individual sempre está certa. O conceito de individualidade bioquímica é aquele que compreende que cada pessoa tem uma constituição genética e ambiental própria.Se cada um tem diferentes quantidades e qualidade de enzimas, assim como distinta composição da microbiota intestinal (conjunto de bactérias que habitam nosso intestino e que alteram o jeito que recebemos o alimento), é fácil perceber que cada um se dará melhor com sua dieta específica. Desta maneira, ter um apoio médico e nutricional, para ajudar a personalizar o cardápio, é sempre importante.Mas enquanto isto não acontece, existe algo que já se pode cuidar agora: o Mindful Eating ou comer com atenção plena, em tradução livre. Comer de maneira tranquila, atenta, consciente, percebendo como está a fome, as sensações corporais e o bem-estar, é uma das medidas mais importantes para conseguir emagrecer. E, melhor ainda, manter o peso saudável.​Dra. Mariela Silveira - Especialista em Nutrologia e Terapia Cognitiva (CRM-RS 27661 / RQE 21935)

Leia também