22 de março – Dia Mundial da Água

A água é um recurso natural indispensável à vida no planeta Terra. Possui um enorme valor econômico, ambiental e social, fundamental à sobrevivência do Homem e dos ecossistemas no nosso planeta. A maior parte do organismo humano é formada por água, 75% dos músculos é água, por exemplo. Segundo o Instituto Europeu de Hidratação (EHI), a água é o solvente que permite muitas das reações químicas vitais do organismo, ajudando a manter as funções corporais.

Inúmeros são os benefícios da água, como auxiliar no funcionamento ótimo de rins, cérebro, intestino, auxiliar no transporte de nutrientes, melhorar a saúde da pele e articulações, aumentar a saciedade, favorecer o controle da temperatura corporal, aumentar a absorção de vitamina C e vitaminas do Complexo B, prevenir cãibras, controlar a pressão arterial, aumentar o estado de alerta, prevenir fadiga, aumentar produtividade no trabalho, dificultar a formação de cálculos renais, reduzir risco de infartos e derrame cerebral, dentre outros.

A quantidade de água adequada para uma pessoa beber por dia depende de alguns fatores. Não existe um número mágico de litros que seja adequado para toda a população. Primeiramente vamos entender como perdemos água no dia a dia, basicamente nosso organismo perde água de 4 formas diferentes:

1 – Volume de urina – cerca de 1 a 2 litros por dia.

2 – Suor e evaporação de água pela pele – cerca de 300-500 ml por dia.

3 – Evaporação de água pela respiração – cerca de 200-400 ml por dia

4 – Perdas de água nas fezes – cerca de 100 a 200 ml de água por dia.

Isso significa que nosso organismo perde diariamente cerca de 1,5 a 3 litros de água por dia, por isso sempre ouvimos que o ideal seja ingerir cerca de 2L de água por dia. Porém, essas perdas podem sofrer variações de indivíduo para indivíduo, além de clima, altitude e exercícios que também podem influenciar nessa matemática.

Enfim, não espere ter sede para beber água, não beba água em excesso, esteja sempre com frascos de água (squeezes) próximos a você, tome 1 a 2 copos de água em jejum e espere cerca de 30 minutos até o desjejum, evite beber água próximo ao horário de dormir para evitar interrupções do sono para urinar durante a madrugada. Se for para pensar em um número, beba pelo menos 2,5 litros por dia.  Lembrando que isto é apenas um dos fatores que farão com que você tenha melhor saúde e mais vida.

Dr. Renato Kalil – Médico do Esporte do Kurotel

Pilares Kurotel

Adotamos uma abordagem integrada de saúde e bem-estar, a qual inclui o trabalho da mente, do corpo e do espírito. Desta maneira, a equipe transdisciplinar auxilia no cuidado da saúde de cada cliente e na conquista dos seus objetivos. O trabalho é fundamentado em pilares, que unidos, permitem uma abordagem global da saúde, fornecendo as ferramentas necessárias para a gestão do estilo de vida.

São eles:

Alimentação saudável

Um dos principais pilares de sustentação do estilo de vida saudável é a alimentação equilibrada, que garante para o corpo nutrientes essenciais para a sua perfeita nutrição e funcionamento.

Prática de exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é imprescindível para o viver de forma saudável. Movimenta e fortalece o corpo, possibilitando melhora das funções orgânicas, resistência nas atividades cotidianas, aumento da massa magra, redução do tecido adiposo, bem como ativação do metabolismo.

Equilíbrio emocional

Equilíbrio emocional é sentir as emoções sem transformá-las em sintoma. Uma emoção somente será um sintoma quando tiver intensidade, frequência e duração no seu contexto de vida. Por isso, cultive amigos, estude, ocupe a mente com aspectos positivos, a fim de aumentar seu bem-estar emocional.

Hidroterapia

A hidroterapia é o estudo da água em suas aplicações com finalidades terapêuticas. A água pode ter efeito estimulante, tônico, emético, asséptico e, como um dos nossos pilares, está presente em diversos tratamentos de saúde e bem-estar.

A família e o Kurotel

A história do Kurotel é uma história de amor, pois a construção deste sonho inicia no dia que um jovem casal de namorados apaixona-se por um ideal: construir um centro para poder auxiliar as pessoas a cuidarem de sua saúde de forma preventiva. E esta paixão mais tarde, se estende e revela-se em amor pelo trabalho, pelos clientes e, sobretudo pelos resultados na saúde das pessoas.

É uma história de perseverança, de vontade e de acreditar que era possível trazer um novo conceito para época, mesmo que pudesse soar ousado.  A busca da realização fez com que o casal não desistisse daquilo que verdadeiramente acreditava: auxiliar as pessoas a viverem mais e melhor.

A possibilidade do ser humano usufruir de um centro médico de longevidade há 35 anos, quando este não era um assunto falado, pensado ou estudado, não passava de uma ideia.

Nestas 3 décadas, 4 filhas nasceram e cresceram junto com a concretização deste projeto. Viram seus pais investindo dedicação e entusiasmo na construção do Kurotel. Contagiadas por eles, se apaixonaram também. Dos pais receberam lições diárias de relacionamento humano, assim como sobre a perfeita biologia e fisiologia de tudo o que é vivo. Além disso, aprenderam os valores de respeito pelas pessoas, que foram potencializados pelo convívio com clientes, funcionários e comunidade.

Hoje, a família tem sinceros desejos de seguir auxiliando aqueles que entram em contato com o Kurotel, nas suas diferentes abrangências, para que possam ser pessoas mais saudáveis e felizes. É em função disto que a busca pelo aprimoramento é sempre uma constante.

Kurotel :: 35 anos de carinho e cuidado

O mês de março é marcado pelas comemorações do aniversário de 35 anos do Kurotel.
Buscamos sempre a excelência e acreditamos que ela só é possível através de pessoas. Com a vibração e a alegria da equipe Kur, queremos através do nosso jingle, estimular você a girar a chave da mudança para uma vida mais saudável e com mais significado.
Nosso profundo e sincero agradecimento a todos que, de uma alguma forma, fazem parte desta grande história!

Assista

Reconhecimento e construção da marca Kurotel

Nestes 35 anos, buscamos ser high tech e human touch, unindo tecnologia e conhecimento científico a um atendimento humanizado e muito acolhedor. Entendemos que o cuidado com a saúde não se faz somente com inovações tecnológicas, mas sim com a troca entre a equipe transdisciplinar e o cliente, onde a relação humanizada é respeitada, individualizada e valorizada. Confiança é a palavra chave. Uma relação em que a conquista é diária.

Oferecemos, ainda, qualidade nos diversos serviços prestados, destinados a ajudar cada pessoa a se sentir cuidada por todos. Proporcionamos um atendimento desenvolvido por uma equipe de especialistas capacitados que trabalham juntos para uma visão geral de cada caso, baseadas na necessidade e sentimento das pessoas, disponibilizando técnicas de cuidado com o intuito de auxiliar na promoção da saúde e no sentimento de bem-estar.

A assistência clínica realizada em equipe nos proporciona fazer com que o valor do cliente em primeiro lugar se converta na experiência do cliente.

Nossos profissionais, de distintas especialidades, atuam e desenvolvem atividades de diferentes naturezas e agem de forma articulada. As habilidades e competências de cada um são extremamente relevantes para a formação de toda a equipe. Levamos em conta o comprometimento em dar o melhor para o nosso cliente. Entendemos que um olhar contínuo sobre a saúde permite a adoção de medidas de prevenção e como é sabido o investimento em prevenção, pode evitar custos posteriores em tratamentos de doenças.

A soma de todos estes cuidados, dedicação, trabalho intenso e humanizado oportunizou a construção do valor dos nossos serviços pelos próprios clientes. Orgulhamo-nos de atender 3 gerações, focando na nossa missão de auxiliar as pessoas a conquistarem melhor saúde e mais vida, onde nossos ativos mais importantes são nossos clientes, nossos funcionários e nossa reputação.

 

News Kur – Expansão do Kurotel

Para marcar a comemoração dos 35 anos do Kurotel estamos construindo 20 novas suítes com o objetivo de trazer ainda mais conforto, qualidade e exclusividade aos nossos clientes. Estas novas habitações também servirão para que, com o tempo, as unidades existentes sejam repaginadas.

Idealizamos este projeto e construção levando em consideração todos os cuidados com os princípios da sustentabilidade. Todo o projeto foi aprovado pelos órgãos competentes e as 08 árvores exóticas de origem de reflorestamento que foram suprimidas serão compensadas com a reposição de aproximadamente 100 novas espécies a serem plantadas em nossas dependências.

A construção será no sistema Light Steel Frame que, sem dúvidas, é uma evolução na construção civil. É também chamado de construção a seco, pois utiliza água somente na fundação e apresenta um processo mais dinâmico, rápido e SUSTENTÁVEL pelo baixo consumo de água e pouca geração de resíduos.

Temos o orgulho de destacar que o novo edifício atenderá os mais altos níveis de desempenho térmico, acústico e de eficiência energética, dentre outros requisitos imprescindíveis como durabilidade e resistência estrutural e ao fogo, sempre objetivando o maior conforto e segurança.

Estas suítes trarão aos clientes uma nova experiência Kur que virá a agregar ainda mais aos momentos de saúde e bem-estar vivenciados aqui. Em suas próximas estadas, esperamos recebê-los em uma das nossas novas habitações que ficarão prontas no final de 2017.

News Kur – Sorriso, o nosso cartão de visitas

 

O sorriso é o nosso “cartão de visitas”. É pelo sorriso que estabelecemos nosso primeiro contato nas relações pessoais, pois é ele que precede as primeiras palavras ou um aperto de mãos. Desta forma, é natural que todos queiram cuidar da estética do sorriso e um dos recursos para termos um belo sorriso é o clareamento dental, que é hoje um grande desejo de muitas pessoas.

O clareamento é realizado pelo dentista, normalmente com a utilização de gel de peróxido de hidrogênio em diferentes concentrações. Ele pode ser feito em consultório ou aplicado em casa, mas somente com recomendação e receita odontológica. Antes de se iniciar o clareamento, deve-se consultar um dentista para que ele possa determinar se o procedimento está indicado e qual o método e concentração do produto a serem utilizados.

Quando realizado em consultório o dentista usa meios de proteção à gengiva e a áreas de dentina exposta para evitar ou minimizar efeitos colaterais (lesões de gengivas e hipersensibilidade dentária). Durante as sessões o gel é ativado por luz e dependendo dos objetivos e da cor dos dentes, pode-se obter excelentes resultados com uma única sessão, ainda que frequentemente haja a necessidade de duas sessões.

A outra forma de clareamento é por confecção pelo dentista de uma moldeira individualizada. Essa moldeira será preenchida com gel clareador e usada diariamente em casa entre 1 e 2 semanas, dependendo dos objetivos e da cor dos dentes.

O clareamento é considerado um procedimento seguro sempre que bem indicado e supervisionado pelo dentista. Porém, por mais que exista há mais de 30 anos, ainda não se sabe qual o resultado do somatório desses efeitos secundários quando realizado o clareamento com muita frequência e ao longo de vários anos. Por isso, os dentistas de um modo geral não recomendam que se faça mais do que uma vez ao ano, especialmente em pessoas muito jovens.

As pastas de dente clareadoras, ao contrário do que propagam, não clareiam efetivamente os dentes. Elas têm apenas a capacidade de remoção, por efeito de abrasivos, de pigmentos aderidos aos dentes e ainda assim é uma capacidade limitada. Muitos profissionais não recomendam o uso, pois a abrasividade aumentada dessas pastas pode gerar desgastes indesejados em longo prazo.

  • Converse com seu dentista sobre suas possibilidades de clareamento.
  • O efeito do clareamento tem durabilidade de 1 a 2 anos com grande variação individual.
  • Os efeitos colaterais são clinicamente pequenos.
  • Materiais restauradores (próteses, obturações) não são afetados pelos clareadores fazendo com que o clareamento muitas vezes requeira troca dos mesmos para harmonização estética.
  • Não use gel clareador sem a orientação de seu dentista mesmo que encontre a venda direta ao consumidor (em alguns países isso é permitido).

News Kur – Celebrar a vida

A sociedade, inspirada em diferentes tradições criou ritos de passagem com o significado de elaborar perdas ou demarcar datas, assim como são os casamentos, batismos, aniversários, formaturas, noivados e assim por diante.

No aniversário, acolhemos os amigos e familiares para celebrar mais um ano de nascimento e passagem para mais uma etapa de vida. Na formatura existe um rito de passagem para mudança de status, por deixar de ser estudante e tornar-se profissional. Celebramos a colação de grau e o baile para demarcarmos essa mudança e uma despedida do convívio diário daquela turma que trilhou o mesmo caminho e nesse momento vai se separar.

Assim entra a reflexão da palavra “celebrar” que pode ter como significado: realizar com solenidade, acolher com festejos ou com exaltação, comemorar.

Dar significado à celebração é o que irá transmitir sentimentos positivos daquela situação específica e isso irá reforçar a autoestima, tanto de imediato quanto nas lembranças benéficas futuras. Desta forma, as celebrações só terão sentido se você der sentido ao SER e não ao TER. O ter só auxilia economicamente, mas sem o sentimento ele é oco, somente reforça a tristeza, o desamparo. Quando você tem, executa, mas dá sentido e vive plenamente o ser, sendo sabedor que todos têm suas fragilidades humanas, então você conseguirá dar significado e isso fará bem para a sua autoestima.

 

Para celebrar não precisa de um motivo específico. A maior celebração da vida pode ser realizada todos os dias. Celebrar ao acordar, celebrar sua saúde cuidando de si, percebendo a sua respiração. Celebrar os seus músculos, exercitando seu corpo com atenção à condição cardiorrespiratória, postura, equilíbrio. Celebrar sorrindo e dando bom dia às pessoas ao seu redor. Celebrar ocupando a mente com aspectos construtivos, relaxando, desenvolvendo o amor ao próximo.

Por isso, o convite do Kurotel é celebrar a vida diariamente, pois é o melhor que posso fazer preventivamente para aumentar o meu bem-estar físico e a minha autoestima.

Boa celebração!

Psicólogo do Kurotel Michael Zanchet

News Kur – Bicicletas elétricas, mais uma novidade do Kurotel para você

 

Gramado é uma cidade que convida o visitante ou o morador a cultuar bons hábitos, desde a educação no trânsito até esportes ao ar livre devido aos espaços seguros e arborizados. Natureza que encanta aos olhos, ar puro que revigora, sensação de bem viver que transpira a cada passo. Foi essa cidade que escolhemos há 35 anos para fundar o Kurotel, pois sabíamos que era o lugar certo para colocar a saúde em primeiro lugar.

Pensando em trazer novas experiências para você e proporcionar uma forma de aproveitar a cidade e ainda exercitar seu corpo e sua mente, disponibilizamos bicicletas híbridas. Dotadas de motor com potência de 250 W e autonomia de 60 km, são uma ótima maneira de beneficiar ainda mais a saúde durante sua estada conosco. Elas precisam de esforço para andar, mas chegam a uma velocidade de até 30km/h e auxiliam nos momentos mais difíceis como uma subida íngreme e longas distâncias. Não trazem impacto para os joelhos, auxiliam no combate ao estresse, melhoram a respiração e são aliadas no processo de emagrecimento.

Em sua próxima estada você é o nosso convidado para fazer este passeio. Experimente fazer exercícios ao ar livre, sentir o ar no rosto, a energia do sol e desfrutar das belezas de Gramado.

 

08 de março – Dia Mundial do Rim

A doença renal crônica chega a atingir 10% da população mundial. Até recentemente, pouco se comentava, por exemplo, da relação entre doença renal e obesidade.

Entretanto, a maioria desses casos é proveniente de desordens metabólicas que, muitas vezes, poderiam ter sido evitadas com medidas saudáveis que incluem alimentação balanceada e a prática da atividade física.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia está fazendo esforços para promover o ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL PARA RINS SAUDÁVEIS, através de congressos científicos e campanhas comunitárias.

O Kurotel, que prescreve todas essas medidas há 35 anos, apoia e valoriza esta campanha, desejando contribuir com a disseminação de informação sobre saúde renal. Especialmente, a combinação desses fatores é não somente importante para se evitar doenças renais, mas especialmente para se manter adequada a função renal por mais tempo.

Dra. Mariela Silveira – Diretora Médica do Kurotel